Merrill Lynch tem problemas para processar ordens de negociação
Por PATRICK McGEEHAN
Publicado em: 10 de novembro de 1999
Apenas três semanas antes de sua introdução programada de um avançado sistema de negociação online, a Merrill Lynch Company está lutando para lidar com os negócios dos clientes da maneira antiga.
Por cerca de três horas ontem, os corretores da Merrill Lynch não puderam processar ordens para comprar ou vender ações de empresas negociadas na Nasdaq Stock Market durante o dia mais movimentado daquela troca. Corretores que entraram pedidos de clientes para comprar ou vender ações da Nasdaq perto do início das 9:30 da manhã do dia de negociação em Nova York não descobriram por duas horas ou mais o preço que os clientes receberam. Em alguns casos, os corretores entraram em ordens para vender ações que achavam que haviam comprado a preços mais baixos no início do dia, apenas para descobrir mais tarde que eles tinham vendido involuntariamente por menos do que tinham pago.
Alguns dos 14.000 corretores da Merrill reclamaram que a falha foi o último de vários problemas técnicos que a empresa teve ao preparar o início do novo serviço, Merrill Lynch Direct, em 1 de dezembro. O novo sistema, uma saída radical para a Merrill, A maior casa de corretagem do país, permitirá que os investidores para negociar ações eletronicamente sem a ajuda de um corretor de US $ 29,95 um comércio.
Na segunda-feira, os corretores relataram que as estações de trabalho de computador que usam para fazer pedidos e monitorar preços de ações e contas de clientes sofreram falhas esporádicas durante a maior parte do dia. Uma porta-voz da Merrill contestou esses relatórios e disse que a empresa não tinha conhecimento de nenhum problema no sistema na segunda-feira.
"Eu suspeito que você tenha tido um desvio bastante significativo de recursos" para garantir a introdução no tempo da negociação on-line, disse Steve Galbraith, analista da Sanford C. Bernstein Company. O Sr. Galbraith disse que David Komansky, presidente e executivo-chefe da Merrill, garantiu na semana passada que a Merrill cumpriria o prazo de 1 ° de dezembro, embora o sistema continuasse um trabalho em andamento depois dessa data.
A porta-voz atribuiu o problema de ontem a um "normal, programado, atualização" de um computador mainframe. Ela disse que não estava relacionada a quaisquer outros problemas técnicos e não teria qualquer efeito sobre os esforços da empresa para introduzir o comércio on-line.
A porta-voz disse que o problema afetou vários milhares de negociações de ações da Nasdaq, das 9h30 às 12h30. Uma vez que o problema foi esclarecido, ela disse, todas as transações pendentes foram executadas. Os clientes infelizes com os preços que receberam pelas ações que compraram ou venderam '' absolutamente '' receberão os preços que teriam recebido sem o atraso, disse ela.
Essa será uma boa notícia para um corretor da Merrill que assistiu em agonia ontem enquanto uma ordem para vender um estoque da Nasdaq persistia na tela do computador, mostrando a palavra '' envio '', já que o preço da ação retornou rapidamente à sua subida matinal. O estoque já tinha subido mais de US $ 5, ou 15 por cento, uma vez que o corretor colocou uma ordem para comprar várias centenas de partes dela.
Na esperança de capturar esse lucro, o corretor entrou em uma ordem para vender as ações que acreditava ter comprado. Ele aprendeu mais tarde que as ações tinham sido compradas por cerca de US $ 4 a mais do que ele esperava e vendidas por cerca de 25 centavos a menos, transformando um comércio aparentemente lucrativo em um perdedor.
Esse é o tipo de falha mais comumente associado com operações de comércio on-line, cujos sistemas são mais dependentes da tecnologia. A Charles Schwab Corporation, a principal empresa de corretagem eletrônica, sofreu uma série de problemas técnicos nas últimas semanas, que vão desde a desaceleração do seu sistema de pedidos até uma falha de duas horas há duas semanas.
"A realidade é que o site de todos falha uma vez por semana", disse Galbraith sobre as corretoras on-line. "Isso é realmente um dos riscos que essas empresas tradicionais estão tendo em ir na Internet. Quando você tem uma interrupção agora, é realmente público. Quando Schwab falha, está em toda a Internet ''.
No comments:
Post a Comment